terça-feira, 22 de abril de 2008

CURSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL‏

Faca o seu proprio Biodiesel... so se for com oleo de fritar!!!


CURSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL
LISBOA ISLA - Instituto Superior de Linguas e AdministraçãoSábado 10 MAIO - 2 vagas disponíveis PORTOHotel Egatur -
MAIASábado 17 MAIO - Disponível LISBOAISLA - Instituto Superior de Linguas e AdministraçãoSábado 24 MAIO - Disponível InscriçãoO curso tem a duração total de 6 horas, e é realizado na suatotalidade durante um Sábado (9:30-17:00). O preço do curso são 100 euros, pagos antecipadamente. Para se inscrever envie um email para info@incalculavel.com, oucontacte-nos através do 913 663 336 ou do 252 416 359. Faça o seu próprio BioDiesel. Com o aumento constante do preço dos combustíveis, prepare-se para ofuturo - as energias renováveis.O BioDiesel, combustível que funciona como substituto do gasóleo, podeser fabricado mesmo em pequenas quantidades a partir de óleo vegetal(óleo de fritar) ou animal, novo ou usado. O BioDiesel contribui para uma redução significativa das emissõespoluentes e, se utilizar óleo de fritar usado, está a contribuirtambém para o aproveitamento de um resíduo poluente. O curso compreende uma parte teórica, e uma parte prática, na qual éproduzido, em conjunto com os formandos, um lote de Biodiesel. Programa do Curso: 1. Panorama Energético Mundial 2. Caracterização do Biodiesel 3. Produção - Aspectos Económicos 4. Legislação 5. Segurança 6. Produção - Aspectos Técnicos e práticos 7. Problemas a evitar 8. Equipamento para produção A quem é dirigido? O curso é dirigido a: * Curiosos, alguém que esteja apenas interessado em saber um poucomais sobre este combustível; * Particulares, que pretendam realizar algumas experiências em casa; * Empresas, que pretendam iniciar produção de Biodiesel paraconsumo da sua própria frota; * Empresários, para inciar um negócio de produção de BioDieselpara venda a frotas (pequeno produtor dedicado). Nesse sentido, o curso aborda o BioDiesel e a sua produção em váriasperspectivas: * A micro produção, identica à que vamos realizar, com cerca de 1 litros; * A média produção, com máquinas que produzem 50 a 400 litros por lote; * A produção industrial, com sistemas automatizados de produção continua. InscriçãoO curso tem a duração total de 6 horas, e é realizado na suatotalidade durante um Sábado (9:30-17:00). O preço do curso são 100 euros, pagos antecipadamente. No caso de desistência até 2 dias antes da realização do curso, serãomantidos 25% do valor para despesas.No caso de desistência nos 2 dias anteriores à realização do curso,não haverá lugar a qualquer devolução. Para se inscrever envie um email para info@incalculavel.com, oucontacte-nos através do 913 663 336 ou do 252 416 359. Para efectuar o pagamento, poderá usar um dos seguintes métodos: Transferência bancária ou depósito na seguinte conta:Banco: Santander TottaAgência: Maia - Parque CentralTitular: Incalculável Lda.NIB: 0018 0003 15346661020 85 Pessoalmente no nosso escritório, ou por cheque enviado por correio àordem de INCALCULÁVEL, LDA, para a seguinte morada:
Nome : INCALCULAVEL, LdaTravessa da Liberdade, Pav 6, Mosteirô4785-221 TROFA

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Biocombustíveis

Conselho científico defende suspensão da meta dos dez por cento
10.04.2008
PÚBLICO

Com base em novos estudos, o conselho científico da Agência Europeia para o Ambiente defendeu hoje que a União Europeia deve suspender a meta dos dez por cento dos biocombustíveis utilizados nos transportes, até 2020.

Este conselho, composto por 20 cientistas independentes de 15 Estados membros, considera que a meta dos dez por cento é demasiado ambiciosa e terá efeitos “difíceis de prever e de controlar”. Por isso aconselha a sua suspensão e a realização de um novo estudo sobre os riscos e benefícios dos biocombustíveis, bem como a “definição de uma meta mais moderada e a longo prazo, se a sustentabilidade não puder ser garantida”.

Segundo os investigadores, a produção de biocombustíveis com tecnologias de primeira geração ainda liberta gases com efeito de estufa em quantidades significativas, segundo um comunicado divulgado hoje.

“A utilização da biomassa implica a combustão de recursos muito valiosos e finitos”, escrevem os cientistas. “Estes recursos devem ser preservados sempre que possível. Por isso, a utilização da biomassa deve, necessariamente, andar a par e passo com as melhorias na eficiência energética. O que não é o caso para a maioria das aplicações nos sectores automóvel e residencial”.Ecoesfera

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Óleo das batatas fritas faz mover carros em Belmonte

Recolhido em restaurantes, cantinas ou hotéis
O óleo usado na confecção dos bolos expostos na vitrina da pastelaria é vertido da fritadeira para o funil amarelo, e daí para o bidon azul. As duas funcionárias do estabelecimento que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Belmonte fazem esta operação delicada enquanto, lá fora, o senhor Sérgio abre as portas traseiras da carrinha, já cheia de bidons com óleo alimentar. "Eu consumo biodiesel", lê-se na carroçaria. A frase ilustra esta operação. O mesmo óleo usado na pastelaria irá servir de combustível a esta viatura, mas também a máquinas industriais e a caldeiras dos lares e creches da Santa Casa.
"No início, as pessoas desconfiavam e perguntavam se não levávamos dinheiro por recolher o óleo. Agora já se habituaram", conta o senhor Sérgio, que todos os dias percorre 200 a 300 quilómetros para deixar o bidon vazio em troca de outro cheio. Restaurantes, cantinas ou hotéis são visitados de 15 em 15 dias pela carrinha da Ecoldiesel, a empresa da Misericórdia que produz biodiesel através do óleo alimentar recolhido nestes estabelecimentos. Após a troca de recipientes, resta ao senhor Sérgio preencher a guia de acompanhamento de resíduos exigida pelo Ministério do Ambiente e deixar no restaurante o comprovativo de que o óleo foi entregue a uma empresa licenciada para lhe dar um destino adequado, tarefa a que estão obrigados todos os produtores deste resíduo perigoso. Depois há que seguir viagem para outra freguesia, fazendo cumprir uma rotina que se foi instalando e alargando ao longo dos últimos dois anos. O sistema de produção de biodiesel é caseiro, construído de raiz, e faz-se numa espécie de garagem da Santa Casa de Belmonte, enquanto a instalação industrial, já em construção, não fica completa. No início, não foi fácil sensibilizar as pessoas para colaborarem nesta tarefa, apesar das cartas enviadas a expor o assunto e da mobilização porta a porta, confessa João Gaspar, mentor do projecto e provedor da Misericórdia. "Continua a ser mais cómodo deitar o óleo na pia do que guardá-lo num recipiente para depois ser recolhido", afirma, alertando para os danos ambientais causados pela presença do óleo nos colectores municipais: contaminação das águas, solos e o entupimento dos colectores. Kaminhos

domingo, 6 de abril de 2008

Em Idanha...“O futuro é hoje”Câmara já possui uma viatura que utiliza óleo vegetal

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Boom Festival apresentaram no passado dia 27 de Março, a oficina de Conversão de Gasóleo para Óleo Vegetal Usado no âmbito do projecto “O Seu Óleo é Música”, que juntou em parceria a autarquia e a organização do Boom Festival. O projecto tem como objectivo a recolha de óleo vegetal usado nos domicílios das 17 freguesias do concelho de Idanha-a-Nova. O óleo recolhido é posteriormente reciclado e utilizado como biocombustivel nos geradores que irão funcionar em diversas áreas do Festival Boom. Mas, outra novidade é o facto de a autarquia estar já equipada com uma viatura, cujo motor a gasóleo sofreu uma conversão para usar óleo vegetal. A carrinha, que se encontra devidamente identificada, está a ser utilizada na recolha do óleo vegetal usado pelas freguesias do concelho.Kaminhos