sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Arquivo: Edição de 24-09-2009

SECÇÃO: Sociedade

Distrito vai produzir 25 megawatts


Depois da Covilhã segue-se a Sertã
24 de Setembro de 2009 às 15:14h
O contrato de adjudicação da Central de Biomassa da Covilhã foi aprovado e vai ser assinado esta semana, aumentando a produção de energia alternativa no distrito de Castelo Branco em mais 10 megawatts.

Este projecto representa um investimento que ronda os 25 a 35 milhões de euros, estando um semelhante em estudo e análise para ser implementado na Sertã, onde já se encontra em testes e deverá começar a exploração em Outubro, uma outra central de biomassa, instalada na Palser. Esta produz três megawatts e representa um investimento de oito a nove milhões de euros.

O distrito dispõe ainda de uma outra central, em Belmonte, que começará a sua laboração plena em Novembro e que vai produzir dois megawatts, representando um investimento de cinco a seis milhões de euros.

Quando todas estiveram a funcionar em pleno, o distrito vai produzir 25 megawatts de energia alternativa, a partir da biomassa, contribuindo desta forma para a estratégia nacional definida para a área da energia.

Com a biomassa, a energia hídrica, a eólica, podendo avançar também na área da energia solar, Portugal pode ver reduzido o seu défice, poupando no combustível fóssil que gasta, pois pode importar menos petróleo e carvão, ao mesmo tempo que pode apostar mais nas exportações e criar riqueza fomentando a actividade da indústria que produz equipamentos para trabalhar e aproveitar estas diferentes vertentes das energias alternativas. In Reconquista

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mestre para projecto Woody Biomass‏

O Projecto “Woody Biomass” procura um assistente para um projecto com início a 01/12/2009, a desenvolver no CIBIO, Universidade dos Açores (Pólo de Ponta Delgada).

Exige-se:
- Mestrado na área das Ciências Florestais, Ciências Biológicas ou Ciências Geográficas;
- Experiência (preferencial), motivação e aptidão para a investigação em Ciências da Vegetação;
- Conhecimentos sólidos em Sistemas de Informação Geográfica (obrigatório), Modelação (preferencial) e Detecção Remota aplicada (preferencial);
- Ambição de prosseguir estudos de doutoramento em Ciências da Vegetação (preferencial);
- Domínio da língua inglesa (oral e escrita).

Oferece-se:
- Contrato de 12 meses (potencialmente extensível como Bolseiro de Doutoramento a posteriori) com ordenado mensal bruto a rondar os 1350 euros;
- Formação específica em Vegetação Nativa e Invasora dos Açores, e em utilização de biomassa para a produção de energia;
- Perspectivas de prosseguimento de Estudos de Doutoramento.

Enviar CV resumido (máx. 5 pp.) e Carta de Motivação em Inglês (máx. 1 p A4), até 30 de Outubro de 2009 (inclusive), tendo como assunto da mensagem o título: “Woody Biomass”, para o e-mail lsilva@uac.pt (ao cuidado de Doutor Luís Silva).

Trata-se de um projecto inovador, em que se faz a ligação dos recursos florestais à produção de biomassa com fins energéticos.

Agradeço a divulgação possível.

Luís Silva

(PhD - Plant Ecology)

CIBIO-Azores

Dep. Biology - University of the Azores

Ponta Delgada - Azores - Portugal

Voice: +351-914610460

Fax: +351-296650100

Skype: luis.silva.az