quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEMINÁRIO "NECESSIDADES ENERGÉTICAS LOCAIS E RECURSOS DA FLORESTA


No âmbito do projeto Silvaplus, a Forestis - Associação Florestal de Portugal está a organizar o seminário"Necessidades energéticas locais e recursos da floresta - A biomassa na política energética local" que terá lugar no dia 05 de dezembro de 2013, no Hotel Flôr de Sal, em Viana do Castelo.

Este seminário pretende promover a reflexão sobre a integração da biomassa florestal nas políticas e estratégias municipais de eficiência energética, tendo por base as potencialidades da floresta do Alto Minho e do Sul da Galiza e as vantagens que estas soluções podem ter na dinamização da gestão ativa da floresta e na criação de emprego.

Inscrição até 02 de dezembro.




sábado, 16 de novembro de 2013

Seminário Biocombustíveis Sólidos Valorização e Certificação



ANPEB – Associação Nacional de Pellets Energéticos de Biomassa





Na página da ANPEB poderá encontrar notícias, estatísticas, informações e várias considerações sobre o mercado dos pellets de madeira em Portugal. A ANPEB é a associação que representa o setor dos pellets de madeira em Portugal
Missão
A associação pretende representar todo o setor dos pellets, desde o fabrico até à utilização. Na área da produção, a associação representa já a maioria dos fabricantes nacionais com uma produção anual de aproximadamente 700 000 ton.
Descrição da empresa
A ANPEB – Associação Nacional de Pellets Energéticos de Biomassa, foi fundada em Fevereiro de 2010 com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor das pellets de madeira em Portugal. 
As tecnologias de fabrico e utilização de pellets de biomassa estão já largamente divulgadas e implantadas nos mercados europeus e nacional, devido às suas vantagens competitivas relativamente aos combustíveistradicionais de origem fóssil.
De entre os principais fatores que determinam a sua utilização preferencial, está o facto de se tratar de um combustível endógeno, de natureza renovável e com um custo competitivo relativamente a outros combustíveis. A produção atual de pellets baseia-se na utilização de recursos nacionais e o mercado principal é a exportação, com cerca de 90% do total produzido, sendo o restante direcionado para a utilização direta na produção de calor, no mercado nacional.