Biomassa florestal Criar valor com recursos locais
Cada vez mais a competitividade das regiões depende da utilização inteligente dos recursos locais disponíveis. O aproveitamento da biomassa florestal primária como fonte de energia calorifica é uma das soluções que temos disponível para:
§ Valorizar a nossa floresta;
§ Potenciar uma energia natural e renovável;
§ Diminuir a fatura energética com benefícios diretos nos consumidores domésticos, municipais e industriais.
§ Assente em cadeias de abastecimento curtas, o desenvolvimento de mercados locais associados a este recurso constituem um fator importante de dinamização das zonas rurais.
Fig. 1 - Cadeia de abastecimento de biomassa florestal de proximidade.
A utilização da estilha para a produção de energia térmica, baseada num ciclo de produção-consumo de proximidade, deve ter em conta:
§ A exploração sustentável da biomassa florestal a nível local;
§ A ligação próxima entre o produtor e o consumidor/utilizador;
§ O desenvolvimento da indústria nacional de equipamentos de transformação e queima (caldeiras), no sentido de otimizar as técnicas de queima de acordo com as caraterísticas da estilha nacional.
Fig. 2 - Vantagens da valorização da biomassa florestal primária.
Perante regiões com uma disponibilidade elevada de recursos florestais, o esforço deve ser no sentido de aproveitar devidamente todo o potencial de crescimento e competitividade económica que a subfileira da biomassa florestal pode gerar a nível local, e cujos reflexos deverão contribuir eficazmente para uma maior gestão florestal, fixação de população e diminuição do risco de incêndio.
Poderá encontrar mais informação sobre este e outros temas relacionados com a biomassa em www.silvaplus.com.
|