sexta-feira, 15 de junho de 2007

GUARDA: ECOSOROS PRETENDE INSTALAR CENTRAL DE BIOMASSA

A empresa Ecosoros – Transformação de Soros Lácteos, lidera uma candidatura para implementação de uma Central Termoeléctrica a Biomassa Florestal na Guarda, que também envolve autarquias e Associações de Produtores Florestais dos Distritos da Guarda e de Castelo Branco।
O passo mais recente foi dado com a assinatura de um protocolo com a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), que abrange as câmaras municipais de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Pinhel, Meda, Trancoso, Manteigas, Guarda, Sabugal, Belmonte, Penamacor e Fundão. Durante a apresentação do projecto, foi revelado que as entidades envolvidas no projecto vão agora elaborar uma candidatura que será apresentada até 19 de Setembro, ao concurso nacional lançado pelo Governo.
Segundo João Ferreira, presidente do Conselho de Administração da empresa Ecosoros, a ideia para a candidatura surgiu após a empresa ter decidido instalar um centro de recolha e uma unidade de tratamento de soros lácteos na Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda, que representam “uma factura energética muito grande”. Com a candidatura ao concurso lançado pelo Governo, caso a proposta seja vencedora, este responsável reconhece que para além da diminuição da factura de energia eléctrica, será aproveitado um recurso abundante na região – a biomassa florestal. “A ideia é lançarmos uma rede de colaboração e, em caso de vitória, transformar essa rede de colaboração numa empresa”, adiantou ao jornal Nova Guarda.
Projecto permite diminuir fogos florestais“Há uma nova actividade emergente na economia portuguesa que tem a ver com a energia e com a floresta”, sublinhou também João Ferreira, acrescentando que com o aproveitamento das matérias lenhosas recolhidas no âmbito de acções de limpeza da floresta, “iremos impedir que continue, com a dimensão que tem tido, o flagelo dos incêndios florestais”. A candidatura ao concurso nacional, onde podem aparecer outras empresas concorrentes, vai agora ser elaborada, mas João Ferreira assegura que o projecto da central “é bom” e tem todas as possibilidades de vencer.
A Ecosoros prevê que o investimento na Central de Biomassa da Guarda, com uma produção de energia eléctrica até 10 MVA, seja da ordem dos 20 milhões de euros. A empresa tem projectada a construção de uma unidade de transformação de soros lácteos – excedentes das indústrias dos lacticínios – para a Guarda e cinco centros de recolha em vários pontos do país (Guarda, Borba, Chamusca, Malveira e Vale de Cambra), onde vai investir 40 milhões de euros. João Ferreira garante que os investimentos serão realizados, independentemente dos resultados da candidatura que vai ser apresentada ao concurso para implementação da Central de Biomassa.
2006.08.07 00:00 Anilact

Nenhum comentário: