sexta-feira, 27 de julho de 2007

Tecneira e Forestech ganham duas centrais de biomassa

Tecneira e Forestech ganham duas centrais de biomassa

2007-07-17

O consórcio formado pela Tecneira e pela Forestech encontra-se classificado em primeiro lugar no concurso para a central a biomassa florestal, no distrito de Santarém, com seis MVA. O agrupamento conseguiu uma pontuação de 96,1 pontos, mais 11 do que o segundo classificado, a EDP – Produção Bioeléctrica.

O anúncio foi feito, ontem, pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As empresas levaram também a melhor sobre o agrupamento que integra a Lena Ambiente e o consórcio Miese, constituído pelas empresas Alberto Martins Mesquita & Filhos, Isolux Ingenieria, e EGF. Este conjunto de empresas já tinha sido derrotado no lote 3, correspondente à entral termoeléctrica a biomassa florestal de Vila Real, com 11 MW. Este concurso foi ganho pela Probiomass, constituída pela Proef, Eurico Ferreira, EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso e Espírito Santo Capital.

Além da central de Santarém, a Tecneira – Tecnologias Energéticas e a Forestech – Tecnologias Florestais venceram também o concurso relativo à unidade nos distritos de Beja e Faro, até três MVA. As empresas conseguiram mais 25 pontos do que o segundo classificado, a sociedade Arbor – Sociedade Transformadora de Madeira. O agrupamento constituído pela Lena Ambiente, Eneólica, Cavalum e New capital, bem como a sociedade Alvasado Energia eram os restantes concorrentes.

No mês passado, a DGEG já tinha confirmado foi proposta a adjudicação do concurso para centrais a biomassa florestal nos distritos de Viana do Castelo e Braga (lote 4), até 5 MVA, ao agrupamento constituído pelas empresas Obrecol – Obras e Construções, Logística Florestal, Forestland e Hidroeléctrica San Miguel.

Este foi de resto o único concorrente que se apresentou ao concurso, cuja avaliação das propostas ficou concluída em Abril. A central a construir ficará localizada no lugar de Guimil, na freguesia de Longos Vales.

O AmbienteOnline apurou junto de fonte do sector que, ainda este mês, deverão ser adjudicadas mais duas centrais.

Autor / Fonte
Tânia Nascimento

Nenhum comentário: