segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rede de centrais termoeléctricas a biomassa florestal

2009-09-24


Ministério da Economia e da Inovação

Gabinete do Ministro

Concursos para atribuição de potência para centrais termoeléctricas a biomassa florestal

Tendo presente a prioridade do Governo na produção de energia a partir de fontes renováveis, o Ministério da Economia e da Inovação apostou na criação de uma rede de centrais termoeléctricas a biomassa. Esta rede é também instrumental do objectivo de levar mais economia à floresta, contribuindo ainda para o combate aos incêndios.

Para o efeito foram lançados Concursos para Atribuição de Capacidade de Injecção de Potência na Rede do SEP para Centrais Termoeléctricas a Biomassa Florestal, para 15 lotes correspondentes a um total de 100 MW.

Com a contratação na semana passada, de cinco lotes e a adjudicação de mais dois lotes, correspondentes a uma potência total de 56 MW, foi dado mais um passo para o cumprimento dos objectivos da Estratégia Nacional para a Energia.

O balanço final deste concurso resulta na atribuição de 96 MW (já contratados ou em adjudicação final):

* 8 lotes com contratos celebrados, associados a uma potência total de 46 MW;
* 2 lotes com adjudicação final, com tramitação para contratação em curso, associados a uma potência de 20 MW;
* 3 lotes em fase final de adjudicação, associados a uma potência de 30 MW;
* 2 lotes de 2MW cada desertos por ausência de concorrentes;

Dois dos lotes atribuídos, Belmonte e Sertã, com uma potência total de 5 MW, encontram-se já em fase final de instalação, prevendo-se a sua entrada em exploração no último trimestre deste ano.

Estes projectos induzirão um investimento superior a 250 Milhões de Euros, geradores de cerca de 200 postos de trabalho directos e 1500 postos de trabalho indirectos. Os impactos incidirão, prioritariamente, no interior do País, com benefícios adicionais a nível da gestão florestal e da prevenção de incêndios.

Os 96 MW atribuídos ao abrigo dos concursos somam-se aos 150 MW de potência eléctrica a partir de biomassa florestal já atribuídos.

Recorde-se que o Governo assumiu como meta a produção de 45% de energia eléctrica a partir de fontes de energia renovável em 2010, aumentando assim a meta de 39% inicialmente prevista. Portal do Governo

Nenhum comentário: