quarta-feira, 27 de junho de 2007

ADIBER promove seminário sobre Biomassa Florestal

ADIBER promove seminário sobre Biomassa Florestal



“Biomassa Florestal, Equilíbrio Ambiental e Oportunidades de Desenvolvimento” é o tema do Seminário / Workshop que a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da..


da Beira Serra vai promover nos dias 25, 26 e 27 de Junho, no âmbito do Projecto de Cooperação Transnacional “Eureners”. De acordo com nota de imprensa enviada ao diário on-line do Correio da Beira Serra, a iniciativa tem como objectivo e, em sintonia com a política energética europeia, “fomentar a eficiência e a poupança energéticas, assim como o desenvolvimento de novas e renováveis energias, valorizando para tal os recursos endógenos dos territórios”.


O Seminário / workshop será concretizado através de visitas a projectos na região e, no dia 26 de Junho, realizar-se-á o referido seminário que contará com a presença de vários especialistas do sector e, durante o qual será lançado o Caderno Temático da Rede Portuguesa LEADER “Energias Renováveis e Desenvolvimento Rural”. Na região da Beira Serra, o projecto “EURENERS” tem sido desenvolvido e construído em parceria com as várias Associações de Produtores Florestais e a participação das Câmaras Municipais, numa ampla parceria.


Situação que – de acordo com a mesma nota – tem permitido criar condições para o desenvolvimento de metodologias para o aproveitamento das Energias Renováveis em meio rural, assumidas como o objectivo central deste projecto-piloto a nível europeu. Para além do seminário, está também prevista a visita a algumas iniciativas no terreno, como a recolha e encaminhamento de resíduos florestais, a Central Termoeléctrica de Mortágua, produção de biogás a partir de unidade agro-pecuária, Centro de Biomassa para a Energia e implementação e gestão de Zonas de Intervenção Florestal. Marcado para 26 de Junho – os dias 25 e 27 estão reservados a visitas – o seminário deverá ter início às 09h30.


Para a sessão de abertura foram convidados os presidentes das Câmaras Municipais de Góis, Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, sendo que ainda não está confirmada a presença de Mário Alves na mesa, onde também estará presente José Cabeças, presidente da ADIBER. “A Biomassa Florestal como fonte de Energia Renovável e Oportunidade de Desenvolvimento” será o tema em análise no primeiro painel que contará com intervnções de Niguel Moisés da Acção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior (CCDR-Centro), João Bernardo da Direcção Geral de Energia e Geologia e Filipa Alves (presença ainda não cnfirmada) da Quercus.


Para o segundo Painel fica reservada a apresentação do Caderno Temático da Rede Portuguesa LEADER +: “Energias Renováveis e Desenvolvimento Rural”, por Rui Veríssimo Baptista, chefe de Projecto do PIC LEADER +. O Seminário termina às 12h30, ficando a tarde reservada para a visita ao Centro de Biomassa para a Energia, em Miranda do Corvo.

Nenhum comentário: