terça-feira, 3 de julho de 2007

Cova da Beira desenvolve projectos de reciclagem

Cova da Beira desenvolve projectos de reciclagem
Criação de CIRVAS para servir 13 concelhos

Na sequência de outros projectos que a Associação de Municípios da Cova da Beira tem vindo a desenvolver na área ambiental, nomeadamente na gestão de resíduos, a AMCB está a agora a desenvolver um projecto que consiste na criação e instalação estratégica de CIRVAs, distribuídos pela área geográfica da AMCB.

O projecto visa a construção de 3 Centros de Recepção/Tratamento dos Resíduos (de obras, madeiras, industrias transformadoras, resíduos florestais, resíduos agrícolas) e irão ser instalados na área geográfica da AMCB e servir os 13 concelhos que dela fazem parte; Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

O estudo deste projecto está a ser desenvolvido pela EnerArea – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior – da responsabilidade da AMCB, e em parceria com a empresa Turrisfax – Gestão, Produção e Comercialização Agro-Florestal, Lda, e prevê-se que o mesmo esteja concluído no final deste Verão.

Estes CIRVAs – Centros Integrados de Reciclagem e Valorização Ambiental visam contribuir para uma melhor Gestão e Valorização Ambiental dos Resíduos, contribuindo deste modo para a reciclagem, aproveitamento e valorização dos mesmos assim como para uma melhoria do ambiente, já que desta forma as empresas e munícipes vão ter ao seu dispor um local devidamente certificado de deposição deste tipo de resíduos.

Com os CIRVA, a AMCB pretende fazer uma gestão mais eficiente e economicamente sustentável dos resíduos e apoiar as empresas e os municípios no tratamento dos mesmos, ao mesmo tempo, minimizar a ocorrência de depósitos ilegais dos resíduos no meio ambiente e reduzir a quantidade de lixo a ser depositado nos aterros.

Basicamente o projecto visa optimizar as condições de tratamento e viabilizar uma solução específica para cada tipo de resíduo. Por exemplo, se se tratarem de resíduos industriais banais, como tijolo ou pedra, podem ser transformados em material base para estradas, se se tratarem de resíduos florestais, como troncos, folhas, podem ser triturados e podem ser transformados em pellets para alimentação das caldeiras de aquecimento central.

Este projecto acompanhará o desenvolvimento do projecto Biorural, já que as actividades de um complementam determinadas fases do outro, quer-se com isto dizer que os Centros de Recolha/Acolhimento CIRVAs vão receber os resíduos florestais provenientes da Rede de Aproveitamento de Biomasssa que será implementada através da criação do BioRural. Será ainda adquirido material de trituração e desfragmentação dos resíduos por forma a valorizar reciclar os resíduos que serão depositados nos centros.

03-07-2007
Ka

Nenhum comentário: