sexta-feira, 27 de julho de 2007

Estudantes europeus analisam energias renováveis na universidade

Estudantes europeus analisam energias renováveis na universidade

“Novas energias com velhos elementos para um mundo novo”: as energias renováveis estão no centro do curso de Verão que 22 estudantes de toda a Europa iniciaram ontem.

Matéria obrigatória em qualquer agenda que se pretenda actual e reveladora das grandes preocupações com o ambiente - da investigação à decisão política -, as energias renováveis são o tema escolhido para o curso de Verão que o Grupo BEST UC está a promover na Universidade de Coimbra. Até ao próximo dia 3 de Agosto, 22 jovens estudantes vindos de 17 países europeus, a que se juntaram outros 27 alunos da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estão na cidade para participarem no curso “Renewables: new energies, old elements, new world”.
Apresentado ontem com a presença dos participantes, dos organizadores, dos patrocinadores e de dois vice-reitores da Universidade de Coimbra - António Gomes Martins, o responsável pela investigação científica, e Pedro Saraiva, o coordenador de áreas como a qualidade e inovação e a transferências do saber -, o curso de Verão integra um programa científico onde serão analisadas matérias como a energia solar, a biomassa, o biogás, a energia eólica, a hidroelectricidade, o hidrogénio ou as células de combustíveis, leccionadas por um corpo docente de que fazem parte nomes como os de Aníbal Traça de Almeida, Domingos Xavier Viegas ou o próprio António Gomes Martins.
Em complemento à componente lectiva, os participantes no curso irão visitar a empresa Martifer, o Laboratório de Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra, a Central de Biomassa de Mortágua e a Central Hidroeléctrica da Aguieira.
Mas os jovens estudantes vindos de países como a Holanda, França, Grécia, Croácia, Roménia, Polónia, Eslovénia, Alemanha, Turquia, Espanha, Sérvia, Letónia, Noruega, Itália, Eslováquia, Hungria e Bulgária irão complementar o programa científico com um outro destinado a conhecerem mais aprofundadamente Coimbra, a sua universidade, algumas das suas tradições e da sua actividade cultural. Para tal e de acordo com informações da organização, estão ainda previstas visitas ao Paço das Escolas, ao Museu da Ciência e ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, um workshop sobre tradições académicas de Coimbra, uma actuação do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra e uma descida do Rio Mondego.

“Energy for
Sustainability”
Organizado pelo BEST UC, o curso conta com o apoio das empresas Martifer, Galp Energia, Grupo Catarino e BPI, bem como do programa “Energy for Sustainability”, uma parceria da Universidade de Coimbra a integrar o MIT Portugal, desenvolvido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), como ontem salientou e explicou com algum pormenor o vice-reitor António Gomes Martins.
Quanto ao BEST – Board of European Students of Technology - trata-se de uma organização europeia, criada em 1989, cujo principal objectivo é promover a Europa entre estudantes de tecnologia. Presente em 28 países europeus e em 70 universidades ligadas às tecnologias, o projecto reúne aproximadamente 500 mil estudantes de toda a Europa.
Sedeado na Universidade de Coimbra, de acordo com fonte do Gabinete de Comunicação, o BEST UC destacou-se desde a sua formação como um dos grupos mais activos a nível nacional e internacional, organizando eventos de qualidade reconhecida. Actualmente com cerca de 30 membros activos, estudantes das mais diversas áreas tecnológicas, desde a licenciatura ao mestrado, conta também com o apoio de muitos ex-alunos. As beiras

Nenhum comentário: