quarta-feira, 18 de julho de 2007

Indústrias e Pinho concordam aumento área produção energia

Indústrias e Pinho concordam aumento área produção energia


O aumento da área para produção de culturas energéticas e a harmonização das políticas tarifárias na União Europeia foram algumas das soluções apontadas pelo Ministro português da Economia e pelas indústrias europeias do sector florestal para os desafios das energias renováveis.

Representantes de várias indústrias europeias da fileira florestal estiveram hoje de manhã reunidos com o ministro da Economia e da Inovação, no âmbito da presidência europeia, analisar soluções para os desafios da competitividade daquelas empresas, tendo em conta os ambiciosos objectivos europeus em matéria de energia que visam garantir que pelo menos 20 por cento da produção total de energia seja assegurada a partir de energias renováveis até 2020.

O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, frisou em conferência de imprensa a importância da aposta nas energias renováveis e falou na necessidade de um confronto de políticas, como a agrícola, defendendo o aumento da área cultivada, a comercial e a do ambiente.

Para Manuel Pinho, esta é uma aposta muito boa, que cria desafios que têm de ser resolvidos, «devido ao facto de uma das fontes de energia renováveis mais eficientes ser a biomassa».

A este propósito, o presidente da Portucel, José Honório, salientou a estimativa europeia que aponta para que cerca de 10 milhões de hectares possam ser mobilizados para a produção de biomassa de primeira geração.

Diário Digital / Lusa

18-07-2007 15:06:00

Nenhum comentário: