quinta-feira, 19 de julho de 2007

Pinho defende mais produção florestal para satisfazer biomassa

O ministro da Economia e representantes europeus da indústria florestal defendem um aumento de 6 milhões de hectares de produção florestal na UE.

A medida é uma das soluções encontradas para o possível acréscimo da procura de biomassa florestal para fins energéticos.

«A biomassa retira matéria-prima às florestas. Precisamos de responder a este desafio. É preciso aumentar a área cultivada», sublinhou Manuel Pinho em conferência de imprensa, após uma reunião com os CEO de um conjunto de empresas das indústrias europeias florestais.

Segundo o presidente executivo da Portucel, José Honório, «é preciso haver uma harmonização das tarifas pagas» na produção florestal para colmatar «a grande dispersão que hoje existe na Europa. É possível que a prazo se possa convergir para assegurar o retorno do capital investido».

Os representantes das indústrias europeias defendem que o desenvolvimento de outras fontes de energia renováveis são algumas das soluções propostas para enfrentar o possível acréscimo da procura da biomassa florestal e, assim, garantir «o sucesso da Política Energética da União Europeia».

De acordo com o ministro da Economia, o objectivo passa pela garantia de que, em 2020, cerca de 20 por cento da produção total de energia nos Estados Membros seja assegurada por fontes renováveis.

«Quando passarmos para a segunda geração de produção de biomassa vamos poder usar os mesmos recursos e melhorar os nossos resultados», salientou Manuel Pinho.

Com uma receita anual de 4 mil milhões de euros, as indústrias florestais são responsáveis por 173 mil postos de trabalho e 8% das exportações nacionais (quando, na Europa, esse valor é de 3%).

2007/07/18 18:34Rui Pedro Vieira

Nenhum comentário: