segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Conferência Alternative Energy Production in Agriculture - Feasibility of bioethanol production from Sweet sorghum in Portugal

Venho por este meio convidá-lo(a) a assistir à próxima conferência organizada pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, que será proferida pelo Prof. José Sarreira Tomás Monteiro sobre o tema ""Alternative energy production in Agriculture - Feasibility of Bioethanol production from Sweet sorghum in Portugal", no próximo dia 9 de Outubro às 16:00 h no Anfiteatro A2.

A entrada é livre.

Resumo

“Alternative Energy Production in Agriculture - Feasibility of bioethanol production from Sweet sorghum in Portugal”

O tema da disponibilidade da energia tem estado no centro das atenções da Humanidade desde há bastante tempo. Uma vez que a sociedade de hoje depende muito dos produtos derivados do petróleo, que podem desaparecer a médio prazo, fontes alternativas de energia deverão ser estudadas, sobretudo se tiverem carácter renovável.
Em Portugal, a relevância do consumo dos combustíveis líquidos tem vindo a crescer nas últimas décadas e, portanto, os biocombustíveis líquidos poderão vir a ter relativa importância no futuro do país. Por outro lado, o estímulo da produção de biomassa pelo sector agrícola, com a finalidade de ser utilizada como fonte de energia, pode constituir um assinalável contributo para este sector da Economia Portuguesa.
O sorgo sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench) é uma das mais versáteis espécies agrícolas disponíveis para produção de biomassa, nomeadamente tendo em conta o seu conteúdo em açúcares e o respectivo potencial de produção de etanol a custo reduzido.
A conferência que agora se apresenta é dedicada a divulgar um estudo sobre a viabilidade do cultivo e transformação do sorgo sacarino na região da Beira Interior de Portugal, nomeadamente para produção de biocombustíveis.
Pelos resultados obtidos, pode considerar-se esta cultura como um potencial contributo para a produção de diferentes formas de energia e para a restauração do sector agrícola da economia a nível regional.

Nenhum comentário: